terça-feira, 29 de outubro de 2013

Guarda-Roupa Básico - Capsule Wardrobe

Quem nunca parou em frente ao seu guarda-roupa repleto de peças e pensou: "Não tenho nada para vestir!" - principalmente para nós, mulheres, essa frase é bem comum. Isso acontece porque temos muitos itens, mas acabam não combinando entre si. Não adianta comprar aquela blusa maravilhosa, se  ela vai apenas se juntar a outras tantas que estão guardadas porque não ficam bem com mais nada que você tem.

Por isso, não basta apenas arrumar as roupas. Organizá-las é o ponto de partida, e não vale a pena organizar aquilo que você não usa, não é mesmo?

Estou cada vez mais atraída pela maneira minimalista de viver, depois de um surto de desespero por "não ter o que vestir", comecei a pesquisar sobre como obter um guada-roupa básico. E foi aí  que descobri o Capsule Wardrobe, que traduzido ao pé da letra significa Guarda-Roupa Cápsula. 

O guarda-roupa cápsula nada mais é do que uma coleção de peças essenciais e acessórios que não vão sair de moda e que combinam entre si. Ou seja, uma abordagem minimalista do seu estilo pessoal. Basicamente, deve consistir  em uma pequena seleção de peças-chave, expressar a essência do seu estilo, ser perfeitamente ajustado ao seu estilo de vida e permitir-lhe encontrar rapidamente um look para cada ocasião.

Primeiro você precisa saber quais são as cores que ficam bem com o seu tom de pele, seguindo um estudo que se chama season colour analysis (falarei sobre ele em um outro post). E é a partir dessas cores que você vai começar a montar a sua coleção.

Cada coleção não deve ter mais que 30 peças, e deve conter pelo menos duas peças centrais, básicas e essenciais. Você pode criar uma coleção duas vezes por ano (é só uma sugestão, depende das suas necessidades).

É importante que sua coleção possua somente peças que você realmente gosta, que ficam bem no seu corpo e que façam o seu estilo. 

Depois de escolher as peças centrais, você define quais são as outras peças que combinam com elas. 

Vamos ver alguns exemplos:




fonte

Com duas peças base: uma calça e uma saia lápis, ambas na cor preta. Veja só quantos looks diferentes você pode montar com apenas 14 itens! Note que todas elas combinam entre si, tanto no estilo, quanto nas cores.


fonte
Esta coleção é composta apenas por cores básicas, já com um pouco mais de peças. A escolha de cores básicas  ajuda muito na hora de conjugar com uma peça estampada, ou aquela blusa "Mara" que você comprou numa súper promoção.

fonte
Esta coleção já possui algumas cores fortes e tendências, que vão formar looks bem legais.


fonte
Agora um exemplo de Capsule Wardrobe para o verão, com peças despojadas e fresquinhas. 


Com essa organização você pode dizer adeus ao "Não tenho nada pra vestir". Sempre vai ter uma combinação linda e que combine com você. Sem falar, que vai sobrar muito mais espaço no seu guarda roupa e você não vai perder tempo procurando o que vestir. 

Antes de sair para as compras, faça sempre as seguintes perguntas: "Preciso mesmo disso?", "Combina com outras peças que eu já tenho?", "Fica mesmo bem no meu corpo?" - se as respostas forem sim, pode comprar!  Na dúvida, não compre!

Então pessoal, que tal começar a organizar o seu Capsule Wardrobe? 

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários que ficarei feliz em responder!

Obrigada pela visita, volte sempre!






4 comentários:

  1. Que Bacana Lidi este Post sobre Capsule Wardrobe. Na verdade estas peças básicas/chaves sempre te salvam a vida quando não se sabe o que vestir... Ainda em conjunto pode se sempre ousar numa peça de cor mais fortinha para um toque final perfeito. ;)
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bigada Poli!
      É verdade, é melhor apostar no básico e ter SEMPRE uma opção legal pra vestir :-)
      Deus abençoe! Volte sempre! Beijinhos

      Excluir
  2. Nossa Lidi estou adorando seu blog, segue o meu http://toquinhodegente12.blogspot.com.br/ beijinhos saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando querida! Amei o seu cantinho também, e já estou seguindo :-) Beijinho com saudade!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...